quinta-feira, 9 de julho de 2009

TROVADORISMO



O século XII representa o marco inicial, em Portugal, de uma linguagem literária em galego-português. As cantigas eram a forma utilizada pelos poetas para expressar a arte que se desenvolvia. Esses poetas eram chamados de Trovadores. O Trovadorismo é considerado a primeira manifestação literária da Língua Portuguesa.

Contexto Histórico

A Idade Média caracteriza-se por um sistema econômico social e político denominado Feudalismo. Esse sistema teve início no século V, apogeu no século X e desapareceu no século XV.
O Clero e a Nobreza eram as classes dominantes nesse período. A cultura Teocêntrica dominava o momento histórico tendo Deus como o centro de todas as coisas.
Apesar de toda economia girar em torno dos senhores feudais, os burgos já começavam a se organizar dando vestígios que uma nova classe social emergia nos arredores dos castelos, a Burguesia.
O momento cultural girava dentro dos castelos, onde os Trovadores cantavam seus poemas para a nobreza, contando feitos de cavaleiros, amores por donzelas puras, satirizando a sociedade.




As cruzadas são uma ordem militar organizada pela Igreja católica para combaterem os inimigos do cristianismo e libertarem a cidade de Jerusalém (Terra Santa) do domínio muçulmano. O movimento teve início ao final do século XI estendendo-se até aproximadamente à metade do século XII. A criação das cruzadas medievais está intimamente associada a uma tentativa de recuperação do sistema feudal já em crise durante a Baixa Idade Média.


Crise no Feudalismo


A decadência do Feudalismo no período chamado Baixa Idade Média decorre em consequência do aumento demográfico ocorrido entre os séculos X e XI. O aumento populacional não encontrava sintonia com o aumento da produtividade, fazendo com que muitos acabassem marginalizados e expulsos dos feudos. A partir desse fato a imigração para centros urbanos faz com que uma nova classe social começasse a surgir, composta por artesãos, ourives, pintores, construtores, etc. O mercantilismo já depositava sua semente no novo panorama econômico da época, prenunciando o surgimento de uma nova classe social, a burguesia.

Origem do Trovadorismo

Existem quatro teses sobre a origem do Trovadorismo. A primeira, Tese Arábica, acredita que o movimento tem como raiz a cultura Árabe; a segunda, Tese Folclórica, pregava a arte criada pelo povo; a Tese Médio-Latinista via sua origem na literatura latina; por fim, a Tese Litúrgica na qual a inspiração se desenvolveu por intermédio da poesia litúrgica-cristã.
As cantigas primeiramente destinados ao canto, foram manuscritas em cadernos de apontamentos e, mais tarde, dispostas em coletâneas chamadas de Cancioneiro. Cancioneiro eram livros que reuniam grande número de trovas. Durante o período três coletâneas destacaram-se:
  • Cancionerio de Ajuda: poesias escritas em galego-português datadas do final do século XIII, sendo influenciadas pela lírica occtana. Derivada de Aquitânia, uma antiga região administrativa do Império Romano, a língua occtana era uma língua romântica falada ao sul da França.

  • Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa: coletânea de lirismo trovadoresco galaico-português, incluindo Cantigas de Amigo, Cantigas de Amor, Cantigas de Escárnio e Maldizer. Entre alguns trovadores presentes na obra encontra-se Dom Dinis, rei de Portugal em 1279.

  • Cacioneiro da Vaticana: copilado no final do século XV, durante o reinado de D. João III, encontra-se na Biblioteca do Vaticano. É composto de 1205 cantigas, sendo que 138 são computadas de autoria de D. Dinis.
Artistas Medievais

Os artistas medievais seguiam a seguinte classificação:
  • Trovador: nobre, cultura erudita, criava pelo gosto do que fazia sem receber por suas composições.
  • Jogral: compositor saltimbanco ou ator sendo pago por suas apresentações.
  • Segrel: fidaldo em decadência que apresentava-se nas cortes em troca de dinheiro.
  • Menestrel: artista que servia a uma determinada corte.
  • Jogralesca ou Soldadeira: moça que acompanhava os artistas dançando, cantando e tocando castanholas.
Características do Trovadorismo

O projeto literário do Trovadorismo consistia em uma literatura oral com o objetivo de entretenimento para a nobreza, redefinindo o papel dos cavaleiros nas cortes. As estruturas literárias seguiam às relações de vassalagem, ou seja, os atores (vassalos) ofereciam a nobreza (suserano) fidelidade e trabalho em troca de proteção e um lugar no sistema de produção.
Além disso, a sociedade vivia em total subserviência a Deus (teocentrismo característico da época), representada literalmente pela submissão do trovador à dama (na poesia) ou do cavaleiro à donzela (nas novelas de cavalaria).
"A Cantiga da Ribeirinha" é apontada como o primeiro texto literário português escrito em aproximadamente 1189 ou 1198, considerada uma Cantiga de Amor, tendo sua autoria designada a Paio Soares de Taveirós.

Poesia e Prosa Trovadoresca

Poesia:
  • Lírica (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo)
  • Satírica (Maldizer e Escárnio)

Prosa:

  • Novelas de Cavalaria

Dando continuidade ao Trovadorismo, em breve irei abordar os seguintes temas:

Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo

Cantigas de Maldizer e Escárnio

Novelas de Cavalaria

Paulo Christofoli






Nenhum comentário:

Postar um comentário